sexta-feira, 18 de maio de 2018

AURORA BOREAL - TROMSO - NORUEGA - OUT/NOV 2017

Para observar o fenômeno da Aurora Boreal (northern lights), é preciso buscar locais mais adequados às condições de luz, nuvens, daí ser chamada de Caçada à Aurora. É uma empreitada emocionante e às vezes congelante. Ocorre nas regiões bem polares do Norte (Rússia, Canadá, Alaska, Groenlândia, Finlândia, Noruega). Para vê-la, além do frio, é preciso uma pitada de sorte, bons guias, época adequada e rigoroso estudo da previsão do tempo. Nossa "caçada" foi em Tromso, ao norte da Noruega. Tem gente que já foi mais de uma vez e nunca observou. Outros observaram todos os dias que lá estiveram.  Nós observamos apenas na segunda tentativa.
Como estávamos na República Tcheca, desembarcamos em Tromso, no final de outubro, via Oslo, nas asas da Norwegian. Na bagagem, sapatos impermeáveis, casacos, meias, gorros, luvas e muita expectativa.

Operacionalizando o Passeio.

Em Tromso há um centro de turismo www.visittromso.no/  onde é possível contratar e resolver todas as questões ligadas a passeios, inclusive os da Aurora Boreal.
Aconselhável, por tanto, comprar os pacotes nesse local. Dos principais hotéis é possível ir caminhando para o Visit Tromso. Todo mundo fala inglês, o atendimento é impecável e tem muito material gráfico produzido.  
A busca começa normalmente entre 19 e 20 horas e se estende até 01 ou 02 horas da manhã. Dependendo da empresa, há mais ou menos apoio material: casacos especiais, café, fogueiras, fotógrafos, o que reforça o fato de adquirir os pacotes no Visit Tromso e levantar todas essas questões. Quando finalmente você consegue visualizar o fenômeno, não tem como descrever a sensação da incrível beleza. Só vendo.     

Mas Tromso não é só a Aurora. Além de um obrigatório passeio pelos Fiordes é bom visitar a Arctic Cathedral e o Fjellheisen (teleférico) que ficam mais ou menos próximos e é possível ir de ônibus ou atravessar a ponte Tromso a pé. Organize-se para visitar também The Polar Museum e o Centro histórico. No Museu Polar, aliás, tem muitas peças e história do navegador Norueguês Roald Amundsen que liderou a primeira expedição a atingir o Polo Sul em dezembro de 1911 utilizando trenós puxados por cães. 
   

Como chegar em Tromso


Não há voos diretos do Brasil para Tromso. De Oslo, o percurso de aproximadamente 02 horas pode ser coberto pela norueguesa Norwegian e pela multinacional escandinava SAS. Para ir do aeroporto até o centro há ônibus (60 a 90 NOK), táxis (200 NOK) e empresas de transfer.  

A Noruega, inclusive para a maioria dos países europeus, é considerada um destino caro. Tromso mais ainda. Não estranhe ver mais de 90 % dos visitantes abastecendo-se nas lojas de conveniências.  

Hospedagem e circulação.

Há hotéis para todos os orçamentos e ônibus que cobrem todos os pontos turísticos da cidade. Se puder, não deixe de ir a um supermercado local onde poderá ter a oportunidade de degustar vários produtos “exóticos”, como os oriundos de baleia, foca, snaks de peixe seco e uma infinidade de frutos do mar. No nosso caso, a condutora da Van que fez o passeio pelos fiordes nos levou a um desses supermercados.  
A época mais aconselhada para caçar a Aurora é a partir de outubro até final de fevereiro.  


A moeda circulante é a NOK (Coroa Norueguesa), cujo câmbio aproximado é de 1 NOK + R$ 0,4607. Não tivemos dificuldade de utilização de cartões de debito e crédito.  
Dólares e Euro são bem aceitos, claro, nas casas de câmbio.
Reais:
1 MAC 46,00; banana (1 KG) 11,00; garrafa de água (1/3 de litro) 13,00.  Esse link dá mais informações sobre média de preços.  

Tempo mínimo na cidade, para compensar a relação custo/benefício (nossa opinião): 04 noites. Seu bolso é seu destino... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário